sexta-feira, 9 de março de 2007

Breve reflexão sobre o Dia Internacional das Mulheres

Embora com um dia de atraso, gostaria de deixar uma breve reflexão sobre a data que foi celebrada ontem.

Há controvérsias em relação ao Dia Internacional da Mulher. Para algumas pessoas, é uma data festiva, para se comemorar e presentear as mulheres com quem se convive. Para outras, a data é vista como momento para relembrar os movimentos políticos e as manifestações operárias em que as mulheres tomaram parte, reivindicando o reconhecimento da dignidade e igualdade social (embora reconhecidas - e devendo ser respeitadas - as diferenças biológicas). Há ainda aqueles que são indiferentes, e sequer se lembram de que este deveria ser um dia especial.

A minha opinião é que nenhuma das três atitudes acima, isoladas, são as mais completas. Explico-me: não acredito que deva ser celebrado apenas o aspecto festivo da data; também acho que não se deve reduzir a data a meras recordações de movimentos políticos e tragédias oriundas do não-reconhecimento da mulher; e, certamente, discordo totalmente de que esta data não deveria existir, ou que deveríamos ser indiferentes ao que ela representa.

Mas sim, acredito que o dia 08 de março sirva para nossa expansão de consciência e para nossas reflexões sobre as diferenças de gênero socialmente impostas, lembrando que a questão de gênero é apenas uma dentre outras tantas diferenças que convencionamos para subjugar e praticar o exercício de poder.

Há em mim uma esperança de que o aspecto feminino (que há em todas as mulheres, em todos os homens e também em todas as coisas, juntamente com seu oposto complementar masculino) possa nos trazer mais ternura, mais receptividade, mais solidariedade, mais compaixão e mais intuição para promover o equilíbrio em nossa sociedade tão saturada de valores masculinos (competitividade, individualismo, poder, razão).

Que o Feminino possa se manifestar e equilibrar nossas ações. Que a Paz prevaleça. E que as boas notícias ecoem pelo Universo e encontrem ressonância em todos os seres.

3 comentário(s):

Brunno disse...

Logo após a publicação do post, encontrei este artigo de Marcelo Barros, em que se faz uma análise sobre a situação da mulher, relacionando-a com a sociedade patriarcal em que vivemos.

Artigo: "A cada mil lágrimas sai um milagre"

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=26630

"Ao mesmo tempo, para aqueles que crêem, a mística da caminhada das mulheres revela de forma mais nítida o rosto feminino de Deus (...)"

Leo disse...

[OFF TOPIC]
http://www.lulu.com/

Leo disse...

Paz e Bem!
Aproveitando a questão do feminino e masculino que se integram na tentativa de um ser humano harmônico, equilibrado, não custaria nada dar uma olhadinha nessa: http://www.infojobs.com.br/static/infonews/inteligencia_integral_150307.aspx?IdIdioma=4